1punhado grande de espinafrecouve, taioba, flores de brócolis ou outra verdura
Para servir
parmesão ralado na hora
azeite de oliva extravirgem
pimenta-do-reino moída na horabastante
Modo de preparo
Em uma tigela, junte a sêmola, o parmesão e os ovos e misture com o garfo até obter uma textura de polenta mole. Importante: ela deve estar suficientemente mole para cair em gotas sobre o caldo quente. Se estiver muito dura, acrescente mais 1 ovo ou um pouco de água. Reserve.
Aqueça o caldo de frango em uma panela de boca larga. Acomode sobre ela uma peneira de malha grossa. Se não tiver, pode substituir por um coador ou uma escumadeira; um garfo também pode cumprir a função de deixar cair as gotas, ou mesmo bolinhas, de massa sobre o caldo aquecido.
Despeje a massa sobre a peneira. Mantenha o fogo médio, pois se o caldo não estiver quente, as bolinhas não se formarão. Não precisa ferver loucamente.
Assim que tiver usado toda a massa, acrescente a folha escolhida e cozinhe por alguns minutos. Em uma sopeira ou em um prato de sopa, finalize com mais parmesão, um fio de azeite e bastante pimenta-do-reino.
Receitas como esta são um dos motivos pelos quais é bom, de tanto em tanto, tomar coragem e preparar um delicioso caldo de frango. *7 horas para o caldo de frango.