Em uma tigela, peneire a farinha branca e em seguida a farinha integral. Misture as duas com as mãos, delicadamente.
Adicione o açúcar mascavo, o fermento seco e o sal, evitando colocar o sal diretamente sobre o fermento.
Acrescente o óleo vegetal e o melado de cana.
Adicione a água morna aos poucos e misture com as mãos até a massa ficar com uma consistência elástica e molinha (quanto mais dura for a massa, mais duro será o pão; a consistência ideal é aquela em que a massa gruda um pouco nas mãos).
Depois que a massa ficar homogênea (e ainda grudenta), polvilhe um pouco de farinha de trigo e comece a amassá-la, na própria tigela ou numa superfície lisa, limpa e seca. Ela deve continuar grudando nas mãos mesmo depois de amassada.
Amasse por aproximadamente 8 minutos, cubra a tigela com um pano de prato limpo e deixe a massa descansar por 1 hora em temperatura ambiente em um lugar sem corrente de ar. A massa deverá duplicar de tamanho nesse intervalo.
Depois que a massa descansar, acomode-a em uma fôrma de pão untada e polvilhada com farinha integral. Deixe crescer de novo por 30 minutos e, enquanto isso, preaqueça o forno.
Pincele a superfície do pão com leite e polvilhe gergelim, castanhas picadas, farelo de trigo ou flocos de aveia a gosto. Asse por aproximadamente 1h10 a 180 °C a 200 °C . Espere esfriar para consumir. Se desejar, congele.