Retire a carne da geladeira 30 minutos antes do preparo.
Comece temperando o ossobuco com sal e pimenta do reino. Polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre os 2 lados da carne usando uma peneira.
Aqueça uma panela de pressão e quando estiver bem quente acrescente 2 colheres de azeite e doure a carne dos 2 lados, por aproximadamente 1 minuto e meio de cada lado, sempre sentindo o cheiro para não deixar queimar (você deve sentir um cheiro agradável de carne dourada).
Depois de dourar a carne retire da panela e transfira para um prato. Reserve.
Na mesma panela em que dourou a carne adicione 1 colher de sopa de azeite, a cebola, os talos de salsão, a cenoura, o tomate e um pouco de sal.
Quando os legumes estiverem suados e murcharem um pouco (ainda não estão dourados), tempere com um pouco de sal e acrescente o louro e as ervas frescas. Misture, aumente o fogo e coloque a carne de volta na mesma panela.
Para deglaçar a carne acrescente o vinho tinto e tempere com um pouco de pimenta do reino. Deixe cozinhar em fogo alto por 5 a 7 minutos para que o álcool do vinho evapore, abaixe o fogo e acrescente um pouco de água quente para que a água cubra a carne e os legumes.
Feche a panela com a tampa para dar pressão e deixe cozinhar por aproximadamente 35 a 40 minutos ou até a carne desmanchar (se ao abrir a panela não estiver desmanchando feche a panela novamente e deixe mais um pouco).
Sirva com o acompanhamento de sua preferência.