Inicie a montagem do koulibiac distribuindo o arroz sobre a massa folhada, formando a primeira camada. Deixe uma margem nas bordas da massa sem recheio para fazer o fechamento.
Corte a parte de baixo (fibrosa) dos aspargos e descarte.
Distribua os aspargos sobre o arroz (pode substituir os aspargos por vagem ou brócolis). Coloque a peça de salmão com manteiga cuidadosamente sobre os aspargos e distribua as metades dos ovos cozidos viradas para baixo sobre o salmão.
Por último acrescente os espinafres frescos.
Pinte as bordas da massa folhada (área que está sem recheio) com a mistura de gema e leite, essa mistura funciona como uma cola e é o que vai permitir uma massa grudar na outra.
Cubra tudo com a outra folha de massa folhada, pressione as bordas no encontro de uma massa com a outra, corte as bordas e leve a peça para refrigerar por 15 minutos.
Retire da geladeira, faça um pequeno canudo de papel alumínio ou papel manteiga e coloque no centro do koulibiac perfurando a massa folhada, de forma que o canudo fique uma parte para dentro da massa e outra para fora, simulando uma chaminé.
Isso cria uma válvula de escape para o vapor quente que se forma na parte interna ao assar e evita com que a massa se rompa ou estoure.
Pincele toda a superfície do koulibiac com a mistura de gema e leite para dourar e dar crocância e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por 25 a 30 minutos.
É importante que o forno esteja bem pré-aquecido e que o koulibiac esteja resfriado antes de entrar no forno pois é o choque de temperatura que faz com que a massa fique bem folhada e crocante ao assar e que, ao mesmo tempo, o peixe não passe do ponto.
Retire do forno, retire o canudo de alumínio (chaminé) e sirva com um creme azedo feito com o creme de leite fresco, o suco de limão e endro dill ou cebolinha picados.