Retire os talos e separe as folhas do espinafre (para essa receita usaremos apenas as folhas porém os talos não precisam ser descartados, podem ser refogados e usados em outra receita).
Separe uma tigela grande com gelo, água e um pouco de sal.
Em uma panela grande com água fervente e 2 colheres de chá de sal, mergulhe as folhas de espinafre rapidamente, por aproximadamente 20 segundos, e retire com uma peneira para escoar a água. Transfira o espinafre imediatamente para a tigela de água com gelo para dar um choque térmico (o gelo irá cortar o cozimento e manter a cor do espinafre).
Deixe esfriar bem, retire o espinafre da água e, com as mãos bem limpas, esprema bem para que saia toda a água (você deve apertar muito bem o espinafre para que toda a água saia, caso contrário a receita pode dar errado pois as bolinhas de gnudi irão se desmanchar ao cozinhar). Leve o espinafre seco para outra tigela. Reserve.
Descarte a água do cozimento do espinafre e coloque uma nova água para ferver na panela.
Em uma tábua, pique o espinafre muito fino com uma faca bem afiada. Volte o espinafre para a tigela e adicione a ricota drenada, o parmesão ralado bem fino, o ovo, a gema, um pouco de noz moscada ralada, uma pitada de sal fino e pimenta do reino branca moída na hora a gosto.
Misture tudo muito bem com uma colher, amassando os ingredientes até formar uma massa.
Polvilhe farinha de trigo em uma travessa, retire porções de massa do tamanho de uma noz e vá colocando na travessa.
Para moldar os gnudi role com as mãos cada porção de massa levemente na farinha que está na travessa e, com muito cuidado e delicadeza, faça bolinhas. Coloque as bolinhas em uma travessa. Reserve.