Comece retirando a carne da tripa da linguiça. Descarte a tripa e reserve a carne, que será utilizada para fazer o ragú.
Descasque os legumes e triture todos juntos no processador (caso use alho-poró pique finalmente ou invés de processar pois é muito fibroso) . Reserve.
Pique o alho e a pimenta. Reserve.
Em uma frigideira de paredes altas, aqueça 2 colheres de sopa de azeite, acrescente a carne da linguiça e a erva-doce moída na hora.
Deixe cozinhar por aproximadamente 2 a 3 minutos, apenas um pouco para que a linguiça não perca a suculência. Retire da frigideira e reserve.
Na mesma frigideira, coloque um pouco mais de azeite e acrescente a cebola picada. Misture com uma colher de pau e incorpore os legumes, a pimenta, o alho, 1 pitada de sal, o louro e as folhas de tomilho a gosto.
Deixe cozinhar um pouco com a panela tampada para os legumes soltar a água e o refogado ficar suculento.
Retire a tampa da panela, acrescente a linguiça e misture. Incorpore os tomates picados e um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora. Cozinhe por pelo menos 20 minutos em fogo baixo com a panela semitampada. No meio do cozimento prove e ajuste o sal e a pimenta.
Enquanto o ragú cozinha, coloque uma panela grande cheia de água para ferver. Quando a água estiver fervendo acrescente 1 colher de chá de sal e o rigatoni para cozinhar. Se programe para retirar a massa com 30 segundos a menos do tempo estipulado na embalagem (respeite sempre o tempo de cozimento indicado na embalagem) pois ela será transferida para a frigideira com o ragú onde irá terminar de cozinhar.
Pouco antes de retirar a massa, coloque 1 concha da água do seu cozimento na frigideira com o ragú, em seguida acrescente a manteiga e o manjericão fresco.
Retire a massa da panela com 1 peneira para escoar a água e junte ao ragú. Misture bem e finalize com queijo ralado.