Tempere o frango na véspera com 1 colher de chá bem cheia de sal marinho e leve para geladeira.
No dia seguinte, retire o frango da geladeira 20 minutos antes de iniciar o preparo e com um papel absorvente ou pano de prato limpo seque bem o frango.
Pré-aqueça o forno a 160˚C.
Em uma tigela faça uma pasta com algumas folhas de tomilho e alecrim, 2 colheres de sopa de manteiga, uma pitada de sal e pimenta do reino moída na hora.
Usando luvas, solte a membrana da pele do frango com a ponta dos dedos (cuidado para não rasgar a pele) e coloque a pasta de manteiga e ervas entre a pele solta e o peito, como se estivesse recheando essa parte.
Com um barbante de algodão, amarre as asas e as patas do frango, não aperte muito.
Coloque um pouco de manteiga e ervas nas cavidades do frango.
Corte as cabeças de alho ao meio e as cebolas em plumas.
Em uma assadeira onde caiba o frango inteiro, distribua folhas de sálvia, tomilho, alecrim louro, as cabeças de alho e a cebola. Coloque o frango por cima e regue tudo com azeite.
Leve para assar inicialmente em fogo baixo, 160˚C por uma hora sem cobrir.
Faça uma mistura com o caldo do limão, mel e 2 colheres de sopa de manteiga. Retire o frango do forno e pincele essa mistura por toda superfície.
Aumente o forno para 180 a 200˚C e coloque o frango por mais 15 minutos. Retire o frango do forno, pincele com a mistura de manteiga, mel e limão novamente e asse por mais 15 minutos. Repita esse procedimento 3 vezes até completar 45 minutos de cozimento. Gire a posição da assadeira no forno a cada rodada para dourar por igual todos os lados.