Em uma panela grande aqueça o azeite e refogue o chouriço (reserve um pouco para finalizar) e o paio. Enquanto as carnes fritam lentamente, pique a couve:
Retire os talos das folhas, pique e reserve. Faça um rolinho com as folhas e corte em lâminas bem finas. reserve.
Adicione ao refogado de carnes a cebola picada, as folhas de louro, o alho, os talos picados da couve e 1 pitada de sal, misture com uma colher de pau e deixe dourar em fogo médio, mexendo de vez em quando.
Após aproximadamente 7 minutos, quando as cebolas estiverem douradas, acrescente as batatas. Deixe refogar por 4 a 5 minutos e acrescente a água.
Aumente o fogo, tampe a panela e deixe por aproximadamente 20 minutos para que as batatas fiquem bem cozidas.
Enquanto as batatas cozinham, frite em uma frigideira com um pouco de azeite o restante do chouriço que estava reservado, quando dourar retire da frigideira e reserve.
Na mesma frigideira em que fritou o chouriço coloque alguns pedaços de pão (pode ser pão amanhecido). Frite o pão na gordura do chouriço. Reserve.
Passados os 20 minutos de cozimento da sopa, retire um pouco de batata com uma concha e reserve. Retire as folhas de louro e descarte.
Ajuste o sal, acrescente metade da couve picada (reserve a outra metade para a finalização), misture e deixe cozinhar por 2 minutos.
Transfira a sopa para o liquidificador e processe até virar um creme. Volte o creme para a panela em fogo baixo e caso tenha ficado muito grosso, acrescente um pouco de água.
Coloque a couve e as batatas reservadas, pimenta do reino a gosto e desligue o fogo.
Sirva com o chouriço, alguns pedaços de pão por cima e um fio de azeite.