Em uma panela grande, coloque 5 litros de água para ferver e ½ colher de chá de sal. É importante que a panela seja grande para que, ao colocar a massa, ela tenha espaço para o cozimento e não grude uma na outra.
Enquanto a água ferve, moa os grãos de pimenta de forma grosseira (moagem grossa).
Caso não tenha o moedor, disponha os grãos de pimenta na tábua, e com o fundo de uma frigideira amasse os grãos, fazendo bastante pressão. É importante que a pimenta seja em grãos frescos e moída na hora, e não com antecedência.
Reserve.
Rale 200g de parmesão ou pecorino bem fino.
Reserve.
Coloque o macarrão na água fervente com sal e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem.
Enquanto a massa cozinha, aqueça a pimenta moída em uma frigideira seca até perfumar a cozinha.
Adicione 3 conchas da água do cozimento da massa na frigideira com a pimenta e deixe reduzir por aproximadamente 2 minutos.
Adicione aos poucos o queijo ralado e vá misturando com uma colher de pau até que fique cremoso.
Desligue o fogo.
Quando faltar 10 segundos para terminar o tempo de cozimento da massa, prove para ver se está al dente, retire toda a massa com uma pinça grande de servir, deixando escorrer a água, e jogue na frigideira misturando bem, trabalhando a massa no molho, com um garfo grande de servir, para que absorva bem o molho.
Sirva imediatamente em prato quente (para aquecer o prato jogue um pouco de água fervente, deixe por alguns minutos e retire toda a água).
Finalize com mais queijo ralado e mais pimenta moída, a gosto.