250gramas de farinha de trigo brancamais farinha extra para polvilhar a bancada
30gramas de açúcar branco refinado
5gramas de sal marinho ou sal fino1 colher de chá gordinha
raspas da pele de 1 limão siciliano
75gramas ou 6 colheres cheias de sopa de água morna
2ovos de galinha feliz
8gramas de fermento fresco
65gramas de manteiga em ponto de pomadamacia
Para finalizar
2litros de óleo vegetalmilho, soja, canola ou girassol
200gramas de açúcar
Modo de preparo
Em uma tigela grande, junte a farinha, o ovo, a água morna, o açúcar, as raspas de limão, o sal e o fermento. Trabalhe a massa com as mãos amassando dentro da tigela até incorporar todos os ingredientes.
Retire a massa da tigela, coloque sobre uma superfície polvilhada com farinha e adicione um pouco mais de farinha sobre a massa. Trabalhe com as mãos até incorporar a farinha e deixe descansar por 5 minutos.
Adicione a manteiga amaciada aos poucos: divida a manteiga em 3 ou 4 partes, incorpore a primeira parte trabalhando com as mãos e siga adicionando as partes restantes, sempre incorporando bem à massa antes de acrescentar a próxima parte de manteiga. Polvilhe com farinha se necessário.
1ª fermentação
Molde a massa em formato de bola, coloque dentro de uma tigela polvilhada com farinha e cubra com um pano. Deixe crescer fora da geladeira por aproximadamente 2 horas em temperatura aproximada de 23 graus ou até que dobre de volume. Se a temperatura do ambiente em que a massa estiver descansando estiver muito alta (dia mais quente) esse tempo deve ser menor, o importante é que a massa dobre de volume.
Retire o pano da tigela e dê um soco leve e gentil sobre a massa, achatando-a um pouco. O objetivo desse passo é retirar o gás carbônico que se formou desse descanso, onde houve fermentação.
2ª fermentação
Essa fermentação é opcional, você pode pular da 1ª para a 3ª fermentação mas recomendamos fazer as 3):
Ainda com a massa na mesma tigela, cubra-a novamente com o pano e deixe na geladeira durante a noite (aproximadamente 8 horas). Essa fermentação será mais lenta, irá formar mais gás carbônico e irá trazer textura e complexidade de sabores à massa.
3ª fermentação
Unte uma assadeira grande com óleo e reserve.
Retire a massa da tigela e coloque sobre uma superfície polvilhada com farinha. Com as mãos, molde a massa em formato de cilindro e corte em 10 ou 12 partes iguais de 40 a 50 gramas cada (tamanho de uma mexerica pequena).
Boleie cada parte até que vire uma bolinha lisa e sem emendas. Dê uma amassadinha em cima e esfregue gentilmente a base da bolinha em uma superfície polvilhada com farinha, fazendo círculos. Transfira as bolinhas, uma a uma, para a assadeira untada deixando no mínimo 5 cm de espaço entre elas (as bolinhas irão aumentar de volume e é importante deixar espaço para que não grudem umas nas outras). Cubra a assadeira com um pano úmido e deixe fermentar por 2 a 4 horas em temperatura ambiente ou até que dobrem de volume.
Para fritar
Aqueça o óleo a 165 graus e frite cada lado por 2 a 3 minutos (tenha cuidado na hora de fritar pois o óleo estará muito quente). Não frite com o óleo frio, deve estar quente, e não coloque mais de 3 unidades para fritar por vez pois pode abaixar a temperatura do óleo e também fazer com que os donuts grudem uns nos outros por falta de espaço.
Quando um donut estiver pronto, retire do óleo com a escumadeira e transfira para uma assadeira forrada com papel toalha. Imediatamente coloque outro donut para fritar na panela, dessa forma a temperatura do óleo será mantida pois sempre haverá o mesmo volume (3 unidades) dentro da panela.
Montagem
Envolva os donuts em açúcar refinado e recheie com creme de confeiteiro, ou qualquer outro recheio da sua preferência . Para rechear utilize um saco de confeiteiro com bico liso. Coloque o creme de confeiteiro no saco, insira o bico pela lateral do bolinho e recheie deixando vazar um pouco pra fora. Coloque uma colher de chá da geléia escolhida por cima do creme. A geléia é opcional mas recomendamos pois traz acidez e complexidade de sabores.
A montagem é feita apenas da hora de servir, os bolinhos podem ser guardados sem o açúcar e o recheio e montados depois, se necessário.
*Tempo de preparo: Dia 1 – 2 horas e meia + 8 horas de descanso durante a noite. Dia 2 – 3 a 5 horas