Coloque as lentilhas de molho previamente. Se não conseguir fazer isso de véspera, deixe entre 30 minutos e 1 hora de molho em água fervente antes de iniciar o preparo da sopa.
Lave, descasque e pique a cebola. Lave, descasque e corte a cenoura. Lave e corte o alho-poró e o salsão. Lave, descasque e corte a batata-doce em cubos pequenos.
Lave e corte os talos (e folhas, se for usar) do brócolis e da couve-flor. Lave, descasque e corte o alho em lâminas com uma faca ou com uma mandolina.
Passe as sementes de cominho rapidamente por uma frigideira aquecida para acordar seus óleos essenciais antes de moê-las no pilão.
Aqueça o azeite em uma frigideira de fundo grosso em fogo médio e refogue a cebola, a cenoura, o alho-poró e o salsão. Tempere com sal a gosto e mexa mais um pouco.
Adicione o louro e a sálvia e, se precisar, mais azeite. Quando a cebola estiver transparente, junte o alho e refogue até as lâminas ficarem translúcidas.
Junte a batata-doce à base de legumes e ervas que já estão na panela, sempre mexendo para os ingredientes não grudarem no fundo. Adicione os talos (e folhas, se for usar) do brócolis e da couve-flor.
Adicione mais um pouco de sal, a pimenta malagueta ou calabresa e a páprica defumada. Continue mexendo e acrescente a lentilha. Refogue por 1 minuto e junte as sementes de cominho. Cubra com água fervente suficiente para cobrir os ingredientes.
Abaixe o fogo, tampe parcialmente a panela e cozinhe por 20 minutos, aproximadamente. Adicione mais água aos poucos, conforme necessário, sempre mexendo. A sopa não é muito líquida, é mais grossa, como um guisado.
Lave, seque e pique a salsinha e a cebolinha.
Distribua a sopa nos pratos de servir, acrescente a salsinha e a cebolinha.