Coloque o grão de bico de molho por pelo menos 12 horas. Escorra, descarte a água e lave em água corrente.
Transfira para uma panela, adicione água suficiente para cobrir os grãos e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (ajuda a cozinhar o grão e as peles a se soltarem mais facilmente). Não coloque sal para não endurecê-los.
Leve a panela ao fogo para cozinhar durante 1 hora. Nos últimos 10 minutos de cozimento, adicione o cominho.
Transfira o grão de bico cozido para uma tigela com a água do cozimento. Chacoalhe um pouco com cuidado e deixe descansar. Os grãos vão decantar e, as peles vão mergulhar na supefície, então, retire as peles da superfície da água com uma peneira. Não demore demais para não esfriar, pois o homus precisa ser feito com os grãos ainda quentes.
Depois de retirar as peles, coe o grão de bico com uma peneira em outra tigela, reservando 1 xícara da água do cozimento.
Transfira os grãos ainda quentes para o recipiente do processador com sal, o alho, o tahine e a metade da água do cozimento (adicione mais depois, se necessário) e bata por 5 a 7 minutos. Acrescente o limão, coloque 2 ou 3 pedras de gelo e bata de novo até ficar bem cremoso e o gelo derreter.
Lave, seque e pique bem o coentro. Lave, seque e corte a cebolinha em rodelas finas, se for usar. Sirva o homus quente, morno ou frio com bastante azeite de oliva e as ervas e tempere com a pimenta de sua preferência.