Remova os resíduos de terra que eventualmente encontre nos cogumelos com um pano de prato limpo e seco ou use uma toalha de papel. Corte em fatias grossas.
Lave, descasque e pique a cebola ou passe no processador. Descasque, pique ou corte o alho em lâminas.
Bata os tomates no processador (coloque um pouco de água quente na lata para aproveitar todo suco dos tomates). Lave a couve-flor e separe os floretes. Lave e seque as ervas. Retire o talo da sálvia.
Aqueça uma frigideira grande de borda baixa em fogo médio com 4 colheres de sopa de azeite e 2 colheres de sopa de manteiga.
Aumente o fogo e refogue a cebola com uma pitada de sal, até dourar. Acrescente as sementes de erva-doce e misture.
Adicione metade dos cogumelos e mexa. Quando a água que soltam evaporar, adicione o restante dos cogumelos e adicione mais 2 ou 3 colheres de sopa de azeite. Quando os ingredientes do refogado estiverem dourados e não soltarem mais líquido, acrescente a couve-flor e misture.
Adicione o louro, a sálvia e o tomilho e orégano. Misture e adicione a pimenta malagueta e a páprica.
Se precisar, adicione mais azeite e manteiga (é melhor acrescentar a gordura aos poucos do que colocar uma grande quantidade de uma vez)
Acrescente o alho, mexa e apure por 5 minutos. Adicione o vinho, se for usar. Misture e acrescente uma pitada de sal. Quando o vinho evaporar, junte o tomate (acrescente um pouco mais de água quente ao copo do processador, sacuda e adicione esse líquido à frigideira do refogado). Mantenha por mais 10 minutos em fogo baixo e, quando a mistura estiver mais uniforme, acrescente a pimenta-do-reino e mais sal, se necessário. Desligue o fogo e adicione o manjericão
Enquanto isso, prepare o macarrão. Ferva uma panela grande com água. Quando ferver, adicione sal e cozinhe o macarrão pelo tempo indicado na embalagem.
Sirva o molho com a massa
* Se não tiver ervas frescas, pode usar uma folha de louro seca ou uma pitada de orégano seco.