200gramas de mascarponepode substituir por ricota cremosa fresca ou cream cheese
50gramas de creme de leite fresco
30gramas de açúcar de confeiteiro
baunilha em pastafavas ou essência (pode substituir por raspas de limão, cognac ou cachaça)
Para a cobertura
Frutas vermelhas ou frutas frescas
tâmaras marinadas na cachaçapode substituir a cachaça por qualquer outra bebida alcóolica
fios de melado de canaopcional
sal marinhoopcional
Modo de preparo
Massa sablée
Em uma tigela grande, peneire a farinha e o açúcar de confeiteiro. Sem peneirar, acrescente a farinha de castanha (usei de amêndoas mas pode ser qualquer castanha) e uma pitada de sal. Misture tudo e acrescente a manteiga em cubos. A manteiga deve estar bem gelada portanto retire da geladeira apenas no momento em que for usar.
Trabalhe a massa espremendo a manteiga nos ingredientes secos com a ponta dos dedos até que a textura fique parecida com areia molhada.
Trabalhe com rapidez para não esquentar e derreter a manteiga, caso isso aconteça coloque a massa no freezer por 5 minutos, retire e volte a trabalhar. Nenhum pedaço grande de manteiga deve sobrar.
Abra um espaço no meio da tigela e junte a gema com 1 colher de sopa de água bem gelada. Junte tudo com as mãos sem amassar para não ativar o glúten da farinha e não deixar a massa elástica.
Molde a massa em forma de bola com as mãos.
Em um saco plástico aberto, envolva a massa e faça uma leve pressão na parte superior da bola para achatar e pré-moldar em formato redondo.
Leve à geladeira por no mínimo 30 minutos antes de abrir.
Pode deixar a massa crua por até 3 dias na geladeira ou até 3 meses no congelador.
Retire a massa da geladeira e abra com um rolo entre dois plásticos para não grudar, sem polvilhar com farinha para não ressecar.
Se depois de abrir a massa tiver aquecido um pouco por causa do contato das mãos e a temperatura ambiente, volte para a geladeira por 20 minutos para esfriar.
Para ficar crocante a massa sablée deve entrar gelada para assar no forno quente.
Transfira a massa para uma assadeira antiaderente ou forrada com papel manteiga. Faça furos por toda a superfície com um garfo para que ao assar não crie bolhas de ar.
Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 10 a 15 minutos ou até que a massa esteja dourada.
Deixe esfriar por aproximadamente 15 minutos para poder montar a torta.
Creme mascarpone
Em uma tigela coloque o mascarpone, o creme de leite fresco, a baunilha e o açúcar de confeiteiro peneirado. Misture delicadamente com o fouet até que todos os ingredientes estejam incorporados, sem bater, pois o mascarpone tem muita gordura e pode ficar com gosto de manteiga. Reserve.
Montagem
Separe de 4 a 5 tâmaras, retire o caroço e corte em tiras. Coloque em uma tigela e regue com cachaça. Deixe marinar por no mínimo 20 minutos.
Transfira a massa sablée assada para o prato que for servir, espalhe com uma espátula o creme de mascarpone sobre toda a superfície da massa e disponha as tâmaras e as frutas vermelhas sobre o creme. Finalize com fios de melado, sal marinho e folhas de manjericão (opcional).
Essa é uma sobremesa que deve ser montada na hora de servir. A massa pode ser feita com antecedência e assada na hora, e o creme de mascarpone pode ser feito e guardado na geladeira para ser usado na hora de montar.